Na cultura oriental é comum quando um ente querido morre, que seus familiares façam oferendas, principalmente queimando incensos e fazendo oferendas de comida. Isso se dá devido a crença que não existe céu ou inferno, mas somente uma vida após a morte, com essas oferendas trazendo prosperidade para essa outra vida. É assim que nasce os “Hell Bank Notes”, ou o “Dinheiro do Inferno”. Como uma forma de mandar dinheiro para um ente querido que faleceu, para que essa pessoa tenha uma vida de fartura.
“Hell Money” remete de uma tradição muito antiga da cultura chinesa, se estende desde 1600 a.C. (antes de cristo). Arqueólogos encontraram túmulos dessa era na China com imitações metálicas de dinheiro entre os restos humanos. A China vem usando a mesma forma de papel moeda desde o século IX, e o papel moeda tem sido dominante há quase 800 anos. Cópias deste dinheiro foram queimadas em funerais e sepulturas por quase todo esse tempo e algumas pessoas ainda preferem usar esta forma de “dinheiro espiritual” para fazer suas homenagens aos mortos ainda hoje.
Os primeiros “Hell Bank Notes”, em seu modelo moderno, conhecidos datam da década de 30. Nos últimos 10 ou 20 anos eles se tornaram cada vez mais elaborados e coloridos. Quando a hiperinflação dominou a China, na década de 40, as cédulas seguiram o exemplo, produzindo as denominações de US $ 1 bilhão, US $ 5 bilhões ou mesmo US $ 50 bilhões que vemos hoje.
Na mitologia chinesa, o nome “inferno” não carrega uma conotação negativa. O inferno a que se referem é Di Yu, que é um labirinto de níveis e câmaras subterrâneas onde as almas são levadas para expiar seus pecados terrestres. A história popular é que a palavra inferno foi introduzida na China por missionários cristãos, que pregavam que todos os chineses não-cristãos “iriam para o inferno” quando eles morressem. Foi, então, que se passou a acreditar que a palavra “Hell” foi o termo Inglês adequada para a vida após a morte. Algumas cédulas omitem a palavra “inferno” e, por vezes, irá substituí-la por “céu” ou “paraíso”.
Cédulas modernas são conhecidas por suas grandes denominações, que variam de centavos a bilhões, e pelos seus diversos tamanhos, que variam de cédulas do tamanho do padrão do dólar até cédulas de mais de 30 centímetros. Geralmente elas possuem a imagem do Imperador de Jade, o presidente monarca do céu no Taoísmo, com a sua assinatura (romanizado como Yu Wong , ou Yuk Wong) e a assinatura do Yanluo, King of Hell (阎罗). Na grande maioria há uma imagem do banco do Inferno na parte de trás dessas cédulas. Às vezes, esses edifícios são enfeitados com dragões ou foo-dogs, e às vezes apenas os animais aparecem. Foo são antigos animais sagrados com a aparência de um leão, seu dever é proteger templos budistas. Eles não são apenas os protetores dos edifícios sagrados, eles são colocados em frente a prédios governamentais, empresas, casas e fazendas para afugentar os maus espíritos.
Muitas cédulas são preenchidas com vários simbolismos chineses. Algumas retratam uma carpa com uma tigela de ouro amarrado as suas costas. A taça está cheia de lingotes tradicionais chineses de ouro, coral vermelho polido e moedas de ouro antigas. A carpa é especial porque a palavra chinesa para peixe soa semelhante a ter algo que sobrou (ou seja, dinheiro extra para gastar). Muitas vezes, a carpa será mostrada em pares ou sendo carregada pelas crianças: símbolos de boa sorte. A Fênix é um símbolo que aparece algumas vezes e serve para predizer boa sorte. Embora o banco que aparece na cédula seja sempre igual, ele apresenta outro elemento comum, a do Ch’i Lin, às vezes conhecido como o cavalo dragão. Diz-se que ele promove a sorte, prosperidade, sucesso, longevidade e melhor de tudo, um grande sucesso para seus descendentes. Em certo sentido, queimando essas cédulas com esta criatura estampada, deve resultar em um bumerangue de bênçãos – que você deve ser o descendente. Outro símbolo comumente usado são as flores de Lótus, que simbolizam sorte.
Segundo o comerciante de cédulas Joel Anderson, “o dinheiro do inferno geralmente é feito em Hong Kong, China ou Vietnã para o mercado local. “Hong Kong usa dólares, e por muito tempo o dólar americano foi a moeda preferida no Extremo Oriente, então a maioria das notas Hell ainda são denominadas em dólares. Por muito tempo, o yuan chinês não era conversível, então eu acho que eles achavam que não lhes faria nenhum bem quando eles chegassem ao Inferno”.
Existem três tipos básicos de Hell Bank Notes chineses:
* Tradicional: O dinheiro que se parece com notas diárias comuns.
* Hiper-inflação: o dinheiro com grandes denominações, tais como US $ 1 bilhão.
* Política: Nota com imagens de figuras políticas da história.
Os dois momentos mais tradicionais de ano para queimá-las são durante o Ching Ming (The Festival of Pure Brightness) e o Yue Laan (The Hungry Ghosts Festival).
Outro método de entrega é lançá-lo no ar, durante o cortejo fúnebre ou deixá-lo no túmulo do falecido a qualquer momento que desejar. Alguns acreditam que a queima desse dinheiro distrai os maus espíritos que levariam as outras coisas para si, se tivessem a oportunidade. Enquanto eles perseguem o dinheiro, os bens valiosos passam em segurança ao parente pretendido.
Mao tentou acabar com o costume de queimar ofertas de papel em cemitérios, mas ele nunca conseguiu fazê-lo. Tomb Sweeping Day, o festival anual, quando as famílias chinesas vão para as sepulturas de seus entes queridos, foi banido sob o comunismo, mas reintegrado como um feriado em 2008. Esse é um dos dias em que um monte de cédulas Hell são queimadas. Algumas famílias as empilham em pilhas soltas no túmulo antes de definir um destino para elas, enquanto outras as dobram em padrões complexos para distinguir as cédulas funerárias de dinheiro real. Pois queimar dinheiro real, mesmo em pequenas denominações, é considerado má sorte na China. Um terceiro grupo queima as cédulas funerárias ao lado de suas réplicas de presentes em papel, acreditando que o dinheiro vai distrair os espíritos malignos que de outra forma iriam interceptar os presentes queimados.
Essas cédulas podem ser uma verdadeira obra de arte. São impressos em papel fino, e seus projetos mudam de ano para ano, tornando-os bastante colecionáveis. Como as notas terrestres, trazem números de série, e as denominações variam, assim como seus tamanhos.
Para um chinês, receber essas cédulas como um presente, não só é altamente ofensivo, mas também considerado uma maldição mortal.
Para os malaios e indianos que vivem em Cingapura e Malásia, que se misturaram com os chineses, também terá um forte impacto se eles receberem esse presente em seus nomes. Eles também se consideram ser amaldiçoados para sempre.
Durante a Guerra do Vietnã foram feitos Hell Bank Notes que ao invés de estamparem o Imperador de Jade, senhor do inferno, estampavam figuras como a de Khruschev, e dos presidentes Johnson, Eisenhower e Kennedy, entre outros, como uma forma de protesto decorrente das inúmeras mortes ocorridas durante a guerra.
Segundo a Wikipédia, mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo praticam a religião popular chinesa, representando cerca de 6,6% da população mundial. Os números da Associação dos Consumidores da China dizem que a nação gasta mais de ¥ 10 bilhões (cerca de US $ 1,6 bilhões) de dinheiro real em itens funerários de papel a cada ano. O item mais caro encontrado em uma das lojas especializadas foi uma vila feita de papel, com preço de ¥ 16.888 (aproximadamente $ 2.700).
Você pode encontrar para comprar os Hell Bank Notes em lojas chinesas de cidades grandes, ou facilmente na internet, em sites de venda. Atualmente existem até catálogos online dessas peças. Agora que já temos um conhecimento sobre essas cédulas será fácil reconhecê-las quando as encontrar. E se alguém mandar você para o inferno, logo poderá ter uma visão diferente sobre isso!
Autor: Bruno Pellizzari
Referências:
< http://www.luckymojo.com/hellmoney.html />. Acesso em: 31 de jan. 2017.
< https://en.wikipedia.org/wiki/Hell_money />. Acesso em: 31 de jan. 2017.
< http://www.planetslade.com/hell-money.html />. Acesso em: 31 de jan. 2017.
<http://www.ebay.com/gds/Basic-Guide-To-Chinese-Hell-Money-USA-/10000000001355227/g.html />. Acesso em: 31 de jan. 2017.