A Sociedade Numismática Brasileira participou, no último dia 9 de novembro, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para apresentação do Projeto de Lei para oficializar o Dia do Numismata no Brasil.
A pedido da SNB e encabeçada pelo deputado federal Zé Silva, a audiência pública é uma das etapas necessárias para debater a relevância do tema, dentro do processo para criação de um dia nacional.
“Ficarei muito satisfeito se conseguirmos a criação da data comemorativa, que é discutida desde 1934 pela Sociedade Numismática Brasileira, por meio do nosso mandato”, afirmou o deputado Zé Silva.
A sugestão é que o Dia do Numismata seja celebrado em 1º de dezembro, mesma data do lançamento, pelo imperador D. Pedro I, da primeira moeda brasileira, em 1822. No mesmo dia também foi criada a Ordem Imperial do Cruzeiro e é comemorado o Dia de Santo Eligio, o patrono dos numismatas.
Compuseram a mesa o presidente Gilberto Fernando Tenor; o presidente da Casa da Moeda do Brasil, Sergio Perini; e as representantes do Banco Central do Brasil, Karla Valente; e do Museu Histórico Nacional, Paula Aranha. Mariana Campos, diretora comercial da SNB, também foi convidada para representar o movimento Mulheres Numismatas do Brasil.
“Pela primeira vez na história de nossa quase centenária Sociedade, nós numismatas, fomos amplamente reconhecidos e valorizados pelo grande esforço em divulgar nossa ciência, que não é somente do colecionismo, mas sim de preservação da história. Em nome da Diretoria e Associados, nossos gratos cumprimentos ao deputado Zé Silva pela luta em prol do Dia do Numismata”, afirmou o presidente Gilberto Tenor.