O artista criador da moeda do centenário da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), Alexander Filip, só viu pessoalmente a peça que desenhou na World Money Fair, que aconteceu em Berlim, Alemanha, entre os últimos dias 2 e 4 de fevereiro.
A SNB esteve presente no evento, representada por Mariana Campos, atual diretora comercial da entidade, que encontrou Alexander por acaso, vendo que ele estava lá pelo seu perfil do Instagram. Mariana mandou uma mensagem perguntando se poderiam se encontrar e teve a oportunidade de apresentar a moeda e conversar sobre o processo criativo do artista.
Alexander disse que o brasão da SNB era difícil de reproduzir, porque contêm detalhes muito pequenos que ele achava que não sairiam nítidos na cunhagem da peça. “Fiquei bastante surpreso e feliz com o resultado, porque tive medo de que esses detalhes muito finos não aparecessem”, disse o designer.
Ele afirmou que gostou bastante do projeto porque teve de combinar diferentes métodos para o processo. “Algumas partes eram geométricas, havia alguns detalhes muito pequenininhos que eu tinha que desenhar e colocar dentro da moeda. Foi um trabalho muito legal!”
A moeda comemorativa ao centenário da SNB foi produzida pela ArtMint, com valor facial de US$ 2 e emitida por Niue, um país insular da Oceania. A peça foi emitida em 2024 e cunhada em três diferentes versões, todas com 1 onça de prata .999 (31,1 gramas) e 40 mm:
– Prata Proof, com 350 unidades produzidas
– Antique Finish Colorida, com 100 peças produzidas
– Prata banhada a ouro, com 50 peças produzidas