A diretora comercial da Sociedade Numismática Brasileira, Mariana Campos, foi escolhida para receber a Medalha de Mérito Ana Terra, que premia mulheres que trazem esperança de uma vida melhor a todos, que tenham se destacado ou prestado relevantes serviços voltados ao enaltecimento da participação feminina nas atividades comunitárias.
A indicação para o prêmio foi feita pelo vice-presidente da SNB, Bruno Pellizari, pelo fato de Mariana ser uma das criadoras do movimento Mulheres Numismatas do Brasil e por ter sido uma das convidadas para falar em audiência pública realizada no Congresso Nacional para discutir a instituição do Dia do Numismata no Brasil. “A Mariana é uma expoente no incentivo da participação feminina na numismática, tanto na pesquisa, quanto no comércio e preservação desses bens culturais”, afirma Pellizari.
A medalha integra a lista oficial de honrarias e mérito do Governo Estadual de São Paulo, oficializada pelo Decreto nº 62.324, de 20 de dezembro de 2016 (https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2016/decreto-62324-20.12.2016.html) . A honraria é outorgada pela Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher, do Governo do Estado de São Paulo; pelo Núcleo Feminino do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba; e pela Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC. A cerimônia de entrega da medalha foi realizada no último dia 12 de março, no auditório do Memorial da América Latina, e contou com a participação de diversas personalidades e autoridades. Ao todo, 100 mulheres foram premiadas por seu destaque na sociedade.
“O fato é que não construímos nada sozinhas. Essa premiação é a materialização do trabalho e engajamento de muitas pessoas, entre elas de todas as mulheres do movimento – porque sem elas, não existiria nada disso – e de todos os que acreditam e apoiam nossa causa, por uma numismática mais igualitária e transparente no Brasil”, afirmou Mariana.