O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira (SNB), lançou uma campanha nacional de arrecadação de itens históricos ligados à numismática, filatelia e telecartofilia, com o objetivo de enriquecer o acervo cultural e permanente do monumento mais emblemático do Brasil.
A campanha busca reunir moedas, medalhas, cédulas, selos postais e cartões telefônicos que representem ou façam referência direta ao Cristo Redentor, símbolo da fé, da cultura e da identidade nacional brasileira. As peças doadas irão compor o acervo permanente do Santuário, valorizando sua importância histórica, cultural e espiritual tanto no cenário nacional quanto internacional.
As doações serão recebidas pela SNB, que ficará responsável pelo processo de triagem, catalogação e envio ao Santuário. Os itens doados serão incorporados ao acervo com os devidos créditos aos doadores.
A iniciativa também integra as ações preparatórias para a V Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas — RIO2025, que será realizada no Rio de Janeiro e contará com a presença de pesquisadores, colecionadores e instituições do Brasil e do exterior, reunindo representantes de mais de 32 países.
“É uma honra contribuir para que o Santuário Cristo Redentor amplie seu acervo com peças que representam capítulos importantes da nossa memória coletiva. Convidamos todos os colecionadores e instituições a participarem desse movimento”, afirma Bruno Pellizzari, presidente da SNB.
“Em nome do Santuário Cristo Redentor, faço meu agradecimento à SNB pela doação de peças para o nosso acervo, em uma parceria que é fundamental para a construção da nossa memória institucional”, destaca Paulo Leal, historiador do Santuário Cristo Redentor.
As doações podem ser feitas até o final de 2025. Para participar da campanha ou obter mais informações, entre em contato com a Sociedade Numismática Brasileira pelo e-mail: snb@snb.org.br