Autor: Claudio Amato
Medalha da Fundação da Sociedade Numismática Brasileira – 1924
A Sociedade Numismática Brasileira foi fundada no dia 19 de janeiro de 1924 por um grupo de colecionadores de moedas que faziam parte da Sociedade Philatélica Paulista na cidade de São Paulo. Na reunião ocorrida nesse dia no consultório do Dr. Raul Whitaker na rua São Bento n.33, um total de 12 associados tomaram parte, sendo que nas reuniões subsequentes, nos dias 29 de janeiro e 28 de fevereiro, o número de associados fundadores, tinha subido para 35.
Pelo convite do Dr. Affonso de Freitas, presidente do Instituto Histórico e Geographico de São Paulo, as reuniões passaram a ser realizadas na sede do Instituto na rua Benjamin Constant, 158. Nessa época, já sob a presidência do Sr. José Vieira da Costa Valente, houve a solicitação dos associados, para a cunhagem de uma medalha comemorativa da sua fundação.
Foram solicitadas algumas propostas, inclusive para o insigne gravador Augusto Giorgio Girardet, sendo que um dos três desenhos propostos pode ser visto nas medalhas dos 80 Anos da SNB, ref. 2004A01 do Livro das Medalhas do Brasil. Apesar da proposta não ter sido vencedora, nota-se a grande semelhança das ideias do mestre na concepção da medalha definitiva, que por opção da diretoria foi dada a empresa italiana St. Johnson, que já tinha cunhado a medalha da fundação da Sociedade Philatélica Paulista (ref. 1919A04B). Foram oferecidas aos sócios fundadores e consta que dos 35, apenas 22 exerceram o direito de adquirir a medalha de prata, e o pedido foi feito incluindo 50 exemplares em bronze.
Das medalhas em prata, são conhecidas até o momento, depois de 100 anos, 8 exemplares com os nomes de: Carlos Bezerra de Miranda (na coleção da SNB), Raul Whitaker, Domingos Palladino, José Carlos de Macedo Soares, Alceu de Campos Pupo, Mario De Sanctis, Sociedade Philatélica Paulista e Benjamin Klabin que ilustra essa matéria.
Portanto se V. possuir ou souber quem possui essa medalha, por favor nos avise para que possamos escrever mais um capítulo dessa centenária história.
Dados Técnicos das Medalhas:
Materiais: Prata e Bronze
Diâmetro: 50 mm
Pesos: Prata: 56 g e Bronze: 54 g.
Gravador: Stefano Johnson (Milão – Itália)
Referência Catalográfica: 1924A01 (Livro das Medalhas do Brasil – 2ª. edição – Claudio Amato)